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Dicas

DICA DE ESPECIALISTA

Por Renata de Abreu

SPA EM CASA- REGIÕES ESQUECIDAS

Cotovelos, joelhos, lábios, calcanhares e pescoço são regiões deixadas em segundo plano na hora de se cuidar porém são as que mais denunciam a idade e os maus hábitos da mulher.

spa em casa

Para tratar todas essas regiões e despistar os sinais do envelhecimento é importantíssimo considerarmos a hidratação interna do organismo, então, mais uma vez, mulher não pode ficar sem água!

Os banhos devem ser mornos e não muito demorados…

Uma vez por semana é indicado fazer uma esfoliação em toda a pele;

Escolher hidratantes potentes para cada região e hidratar a pele todos os dias;

Para as que trabalham no ar condicionado o dia inteiro, hidratar a pele de manha e a noite;

Filtro solar sempre!

1-      COTOVELOS E JOELHOS:

Ambas são áreas de atrito, por isso a pele é mais grossa e apresentam mais concentração de melanina.

Além dos cuidados acima deve se evitar calças jeans muito justas, roupas grossas que causem fricção nos joelhos e  cotovelos. Observar sempre se está apoiando os cotovelos em superfícies rígidas e sem proteção, vai mantê-los mais jovens e lisinhos.

Para a receita caseira de cuidados especiais, iniciamos com uma esfoliação a base de mel e aveia. Jamais usar esfoliantes com limão, açúcar e sal nessas regiões, esses ingredientes podem causar manchas mesmo depois de enxaguados da pele.

  • Em um recipiente misture 2 colheres de sobremesa de aveia em flocos + 2 colheres de chá de mel.
  • Aplique nos joelhos e cotovelos realizando movimentos circulares.
  • Deixe  a máscara descansar na pele por 10 minutos.
  • Retire com água morna usando bucha vegetal sempre em movimentos circulares.
  • Hidrate as regiões com cremes a base de ureia e ceramidas.
  • Sempre finalize com filtro solar.

COTOVELO E JOELHO 2

2-      CALCANHAR:

Rachaduras e fissuras nessa região são causados devido ao ressecamento da planta dos pés. A região tem um aumento de queratina e engrossa. Na maioria das vezes lixar o pé só piora a situação. O ideal é realizar o ritual abaixo 2 x na semana e hidratar os pés todas as noites antes de dormir. Os maravilhosos efeitos são observados desde a primeira semana, após 1 mês pode-se realiza-lo 1x a cada 15 dias, sempre mantendo as hidratações noturnas pelo menos 4x na semana.

ESCALDA CALCANHAR:

  • Em um recipiente misture 2 colheres de sopa de sal grosso batido + 4 gotas de óleo essencial de lavanda + 2 colheres de sobremesa de óleo de amêndoas.
  • Espalhe nas solas dos pés em movimentos circulares, concentre maior tempo nos calcanhares.
  • Enxague os pés.
  • Em uma bacia de pés, misture 1 litro de leite morno/quente + ½ copo de vinagre + 2 colheres de sopa de óleo de amendoas.
  • Coloque os pés e aguarde até que a mistura esfrie.
  • Enxague os pés e seque-os completamente.
  • Aplique creme a base de ureia 5% (a venda nas farmácias), espalhe bem massageando até completa absorção.
  • Aplique mais uma pequena quantidade e massageie novamente, calce meias grossas e só as retire na manhã seguinte, ou permaneça calçada por no mínimo 4 horas.

CALCANHAR

3-      LÁBIOS:

Assim como as demais regiões, os lábios podem e devem ser esfoliados para remoção de células mortas e maior absorção dos hidratantes.

É impressionante como os lábios respondem aos cuidados diarios que recebem, muitas mulheres evitariam preenchimentos e intervenções se experimentassem cuidar deles assim como cuidam de outras regiões do corpo.

Para torna-los mais volumosos, lisinhos, sem rachaduras e coloridos, elaborei um ritual rápido que deve ser feito sempre e principalmente antes de uma festa, um encontro, uma foto!

  • Compre uma escova de dentes com cerdas bem macias.
  • Em um recipiente borrifar água termal ou soro fisiológico à 1 colher de chá de aveia .
  • Passe a mistura nos lábios e escove-os delicadamente com a escova de cerdas macias em movimentos circulares por 2 minutos.
  • Enxague completamente.
  • Seque os lábios e aplique manteiga de cacau.
  • Realize um exercício para os lábios :

1-coloque os dedos indicadores  nos cantos da boca

2-mantenha as pontas dos dentes juntas durante todos o exercício.

3-lentamente, mova os cantos da boca em direção as orelhas, fazendo um sorriso sem mostrar os dentes.

4-ainda mantendo os dentes juntos, puxe lentamente os cantos da boca para frente fazendo uma exagerada expressão de beijo.

5-toda a força deve ser exercida apenas nos cantos da boca, mantendo o centro dos lábios o mais relaxado possível.

  • Repita o exercício 10 x , os movimentos bem feitos e exagerados.
  • Com a ponta dos dedos, faça pequenos e rápidos pinçamentos dos cantos dos lábios até o biquinho, 10 x. Esses movimentos assim como o exercício aumentam consideravelmente o aporte sanguíneo local deixando os lábios mais volumosos.
  • Para finalizar e proteger seus novos lábios das lâmpadas, computador e sol, aplique um batom ou protetor labial com filtro solar.

LABIOS

4-      PESCOÇO:

Como a face é na maioria das vezes foco de tratamentos e atenção, o pescoço esquecido joga por água abaixo todo o esforço em prol de uma aparência jovem.

Destaco a correção da postura como uma das principais armas preventivas dessa região. Devemos estar sempre atentas, mantendo o queixo reto e jamais apontado para baixo. Se em uma conversa com alguém mais baixo nos pegarmos com má postura, é melhor sentarmos e olharmos para cima, o mesmo vale para televisão, computador, qualquer atividade que demande mais tempo em uma mesma posição.

Para esse ritual caseiro, destaco uma dupla infalível: massagem com creme super hidratante e ginástica para o pescoço. Diariamente, reserve 5 minutos, seu pescoço irá agradecer!!!

  • Após higienização,borrifar chá de ginseng gelado na face e pescoço para estimular a circulação. (a venda em loja de produtos naturais, misturar em água gelada e colocar em um borrifador de plástico);
  • Com a ponta dos dedos, pressionar suavemente a região do pescoço próxima ao torax (base da clavícula) , a região atrás das orelhas e a região entre queixo e pescoço (3x cada). Esses movimentos acordam o sistema linfático, estimulando-o a drenar os edemas da face e pescoço.
  • Ainda com a ponta dos dedos, pressione toda a extensão do pescoço, do queixo à base da clavícula, mude os dedos de lugar para abranger toda a região até a lateral do pescoço, repita esses movimentos descendentes 6 x.
  • Espalhe um creme a base de vitamina ou algas marinhas (todos esses componentes hidratam e estimulam o colágeno e elastina evitando e tratando a flacidez) por todo o pescoço.
  • Com a palma das mãos abertas, dedos esticados e juntos, faça deslizamentos ascendentes cruzados: mão direita sai da base direita do pescoço com a ponta dos dedos para cima, toda a extensão da palma da mão realiza o movimento e o deslizamento finaliza na parte superior esquerda do pescoço.
  • Nesse instante, a mão esquerda inicia o movimento partindo da base esquerda do pescoço até o lado superior direito(mandíbula).
  • Com o queixo levemente apontado para cima, realize vigorosamente esses movimentos intercalados  20 x.
  • Passe um pouco mais de creme e ainda com o queixo levemente apontado para cima, trabalhe com as laterais dos indicadores na horizontal, deslizando de baixo para cima(da base do pescoço ao queixo, na regiao da papada), também com movimentos rápidos e vigorosos 20x.
  • A ginástica (que oxigena a região, estimulando colágeno e elastina)deve ser feita com concentração e olhando para o espelho:

1-      Contraia a musculatura que fica entre o queixo e a base do pescoço, elevando levemente o queixo, abrindo um sorriso forçado.

2-      Conte até 10 e solte lentamente.

3-      Repita 10x.

PESCOÇO 2