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Dicas

DICA DE ESPECIALISTA

Por Simone Las Casas

Spa como fonte de receita

Como a maioria de vocês sabem, sou enlouquecidamente apaixonada com o meu trabalho. Como consultora em Spa´s pela Expertise Spa Consulting vivo em imersão completa neste mundo bem estar e qualidade de vida na essência. Tento praticar quase que 24 horas por dia o cuidado comigo mesma, com minhas emoções, físico no mais amplo dos sentidos e, principalmente, cuidado com o outro. Fazer a diferença na vida das pessoas que me rodeiam, isso sim é o que motiva e me faz acreditar que estou no caminho certo. Através de alguns artigos que vou trazer para vocês sobre este universo, espero continuar compartilhando o que eu acredito através do meu trabalho, dia a dia e experiências.

Atualmente cresce e muito o número de hotéis que estão agregando o serviço de spa em seus empreendimentos, e esta é uma tendência mundial. O spa não só representa uma nova fonte de receita, mas também uma atração. Diversos operadores de hotéis estão buscando além dos hóspedes fiéis, os próprios moradores do empreendimento quando é o caso e principalmente, o público externo. E todos estão no caminho certo, pois vivemos na era do Bem Estar e é isso que o Spa proporciona.

Dos 19.960 spas listados nos EUA em operação no final de 2012, em relação a 4.140 locais em 1999, tivemos uma taxa de 382 por cento de crescimento, baseado no Kentucky International Spa Association. A receita da indústria saltou de US 5 bilhões em 1999 para US 14 bilhões no ano passado. Os valores das receitas incluem as vendas no varejo de produtos vendidos em spas. Entre 2002 e 2012, o número de spas dos Estados Unidos que estão instalados em hotéis cresceu cerca de 50 por cento – de 1.150 localizações de hotéis para 1.750 no ano passado, de acordo com a associação. Durante esse mesmo período, o número de spas dos Estados Unidos em geral dobrou. No Brasil, somos mais tímidos, mas estamos no mesmo caminho.

Quando olhamos para o crescimento do Brasil no futuro, vemos o spa como um grande e importante componente no que toca às facilidades para os hóspedes. No mundo de hoje, os hóspedes que vão para um destino ou um grande hotel de convenções, com certeza esperam que irão passar por uma experiência de spa. O bem estar está em primeiro lugar na lista de desejos e exatamente por isso, estamos trabalhando bem este potencial, proporcionando qualidade de vida a um maior número de pessoas.

Dadas as flutuações semanais e sazonais da hotelaria, uma forte base de clientes locais podem ajudar a preencher as lacunas. Por isto, fazer com os clientes que moram do centro da cidade e arredores frequentem o Spa é uma estratégia interessante. Mesmo para os hotéis que não tenham Spa no projeto de concepção, devem considerar algumas adaptações para oferecer o serviço, que é muito importante para a venda do hotel.