Solicite
um orçamento

Dicas

DICA DE ESPECIALISTA

Por Simone Las Casas

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

A Nutrição Funcional é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção e correção dos desequilíbrios que geram as doenças. Estes desequilíbrios ocorrem devido à inadequação da qualidade da nossa alimentação, do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios (a mais ou a menos) e alterações emocionais que passamos.

O diferencial da Nutrição funcional esta no estudo da “individualidade bioquímica” dos pacientes, o que permite uma dieta mais personalizada, apenas indicada por nutricionistas, que não se resume a prescrever alimentos considerados saudáveis.

1

As informações que colocamos em nosso organismo, determinarão o seu funcionamento. Os nutrientes (sejam bons ou ruins, equilibrados ou desequilibrados), toxinas, hormônios e neurotransmissores são as “informações” que colocamos em nosso corpo diariamente. Caso você não goste de como sua “máquina” está funcionando, mude as informações que oferece a ela! Melhor ainda, “contrate” um programador, o nutricionista funcional, para lhe ajudar nesta tarefa!

A Nutrição Clinica Funcional possui cinco princípios básicos:

1) Individualidade bioquímica:  Este princípio irá nortear à terapia nutricional, que deverá sempre levar em consideração às necessidades individuais, bem como sinais e sintomas apresentados por você.

2) Tratamento centrado no paciente: O tratamento é direcionado ao paciente e não a doença.O indivíduo é abordado como um todo, um conjunto de sistemas que se inter-relacionam e que sofrem influências de fatores ambientais, emocionais, alimentares, historia individual de patologias e uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física, por exemplo.

3) Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: Se torna importante a oferta de nutrientes em quantidades adequadas e em equilíbrio com todos os outros, para que haja otimização da sua absorção e aproveitamento pelas células.

4) Inter – relações em teia de fatores fisiológicos: todas as funções de nosso corpo estão interligadas. A teia da Nutrição Funcional considera a inter-relação mútua de todos os processos bioquímicos internos, de forma que um influencia no outro, gerando desordens que abrangem os diversos sistemas.

5) Saúde como vitalidade positiva: a saúde não é meramente a ausência de doenças, e sim o resultado de diversas relações entre os sistemas orgânicos, por isso devemos analisar os sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais que podem estar nas bases dos problemas apresentados.

2

A Nutricionista Junia Bethônica, amiga da sócia Simone Las Casas e parceira da Expertise Spa Consulting, é especialista em nutrição funcional. Junia é a nutricionista dos Spas Mitra, em Belo Horizonte, Lagoa Santa e Sete Lagoas e responsável pelos incríveis cardápios, elaborados exclusivamente, oferecidos pelos spas.

E Junia tem uma grande novidade. Um novo projeto em parceria com a Chefe Fit Dores Gomes: O Curso de Culinária Funcional Maids by Dores Gomes e Junia Bethonico.

Junia e Dores irão ensinar a sua colaboradora do lar noções básicas de nutrição, higiene pessoal, ambiental e de alimentos. Como montar uma linda mesa, como utilizar os ingredientes funcionais e como substitui-los, como fazer a troca de farinhas, tornando a receita livre de gluten utilizando leites vegetais, além de muitas receitas saudáveis, incluindo opções de lanche-jantares!!!

JUNIA 2

O curso será realizado em 4 módulos que acontecerão em todas as terças-feiras do mês à partir do dia 07/07/2015.

Para maiores informações sobre as inscrições:

atendimento@juniabethonico.com.br!!!

31-3224-1733 / 31-85244486

As vagas são limitadas!!!