Solicite
um orçamento

Dicas

DICA DE ESPECIALISTA

Por Simone Las Casas

MERCADO DE SPAS NO BRASIL

Há cerca de 10 anos, os spas ganharam um impulso no Brasil. Atualmente, o país está entre os dez maiores mercados de bem-estar do mundo. Seja em espaços próprios ou dentro de hotéis, os estabelecimentos movimentam mais de R$ 250 milhões ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Clínicas e Spa’s (ABC Spa’s).
Spa_Mitra-141

Excluindo as clínicas, existem hoje cerca de mil spa’s no país, com faturamento de 370 milhões de reais. Entre os estabelecimentos, 33% faturam até 20 mil reais por mês, considerado um valor baixo frente aos gastos com o negócio. O Ideal de ocupação media é de 25% a 30% para que o estabelecimento tenha um negocio rentável.
Uma entrevista feita com 13 mil pessoas no evento Beauty Fair 2013 traçou o perfil dos consumidores, embora muitos sejam eventuais. Constatou-se que 81% dos clientes são mulheres contra 19% de homens; a faixa etária fica entre 20 e 40 anos; 74% dos frequentadores faz atividades físicas duas ou mais vezes por semana e 82% busca principalmente serviços de bem-estar e relaxante.
P_E_276-097-E copy

Mais de 50% dos ouvidos, porém, só vai ao spa uma vez ao ano, mostrando a carência de fidelização dos clientes. Mais da metade deles alegou o preço como fator determinante para não voltar mais vezes, enquanto 11% alegaram não saber o que o estabelecimento oferece.

Veja alguns dados coletados no ano de 2012:

Participação dos spas por estado:
43% SP
14% RJ
7% MG

Participação dos spas por categoria:
75% Spa Urbano
18% Spa Resort/Hotel
7% Spa Destino

Taxa de ocupação dos spas:
Ocupação média de 15%
Ociosidade 85%

Dados financeiros:
32,9% faturam até 20 mil/mês
27,6% faturam até 20 a 30mil/mês
5,3% faturam até 40 a 50mil/mês

Número de atendimento ao mês:
Spa Urbano 255
Spa resort/hotel 150
Spa destino 90

Preço médio da massagem:
Spa Urbano 80
Spa resort/hotel 100
Spa destino 100

Comissão dos terapeutas:
Spa Urbano 30%
Spa resort/hotel 35%
Spa destino 55%

Percebemos que os clientes estão procurando cada vez mais tratamentos estéticos. É nesse setor que os proprietários deveriam investir mais, como por exemplo criando promoções para o verão, o que é interessantíssimo pois todos querem estar em forma nesta época do ano.
tratamento-celulite

Se o seu empreendimento não possuir aparelhos de tratamento estético, ideal é focar nas terapias redutoras, anti-flacidez, anti-celulite, etc. Para divulgar e se destacar no mercado, o Spa deve criar promoções com estes tratamentos, divulgando no IG, Facebook e site esses tratamentos.