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Dicas

DICA DE ESPECIALISTA

Por Simone Las Casas

Dominando o estresse através da consciência

A qualidade da vida é diretamente proporcional em se tornar pró-ativa na escolha de estilos de vida saudáveis. Qualidade de vida é medida em uma escala ampla tendo em vista o seu bem-estar geral, que abrange a saúde física, mental, emocional e espiritual. Apesar de muitas pessoas já estão mais bem informados sobre o desenvolvimento de uma maior consciência no sentido de melhorar a saúde física, algumas ainda suportam o estresse crônico que se manifesta sobre a doença, a depressão, energia reduzida, e outras doenças indesejáveis.

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Em uma cultura que alimenta o Ego e o materialismo, a maior parte da sociedade dá mais valor ao físico e tornamo-nos desconectados da energia espiritual dentro de nós. Com esta desconexão, muitos tornaram-se, inconscientemente, ignorantes de como o estresse crônico atua na mente e no corpo. Brigamos com nós mesmos até que uma doença debilitante ou má condição surja. Aí sim tomamos conhecimento e buscamos orientação para mudar o estilo de vida.

Como devemos lidar com o estresse na nossa vida?
Em primeiro lugar, é impraticável pensar que se pode eliminar completamente o estresse externo de sua vida. Estressores estarão sempre presentes, independentemente do ambiente em que se esteja. A chave é saber como você permite que o estresse internalize e tome conta da sua mente e corpo.
Em segundo lugar, é importante entender e apreciar exatamente o que é estresse e o que acontece quando você permite que ele infiltre na mente.

Em sua definição básica, o estresse é algo que faz com que haja tensão mental ou emocional. A raiz da palavra nessa definição é “causa”. Um estressor pode existir fora do corpo, mas só se manifesta como tensão interior através da escolha. Nós escolhemos permitir estresse entrando a partir do externo para o interno. Muitas pessoas optam por permitir que venham pensamentos e experiências do passado e do futuro sem relevância no momento, assim trazendo ondas de estresse mental.

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Quando um estímulo estressante está presente, a mente processa a relevância do estresse e provoca uma resposta neural. Através de uma cascata de processos neurais e reações hormonais, a resposta ao estresse se manifesta em uma reação física onde as glândulas, órgãos e tecido muscular se tornam ativadas . Esta resposta ao estresse é fundamental para situações de emergência, permitindo o corpo a reagir rapidamente e retirar-se deste ambiente. Em ambientes de alta tensão, a freqüência cardíaca é elevada, o sangue é desviado para os músculos de órgãos, e respiramos de forma alterada. Uma vez que o extressor é removido, o corpo volta para a homeostase (equilíbrio), um estado administrável normal da função celular e metabólica.

Como mencionado, não se pode eliminar o stress externo completamente. Em vez disso, podemos tomar consciência da presença dele. Ao praticar silêncio, reflexão interior e a observação, pode-se conectar a um nível completo – reconhecendo que não somos apenas este corpo, não somos apenas esse pensamento.

Através de quietude e reflexão, podemos testemunhar mais e mais como podemos dissociar-nos dos pensamentos como se estivéssemos em pé ao lado, observando a conversa mental ao invés de participar dela. À medida que desenvolvemos esta capacidade de observar, nós nos tornamos muito conscientes das respostas físicas que estão associadas com esses pensamentos. Com habilidades mais profundas de testemunho, veremos mais facilmente esses pensamentos que não têm importância para o momento presente e refletimos: Por que estou tendo essas emoções negativas e a cascata de esforço fisiológico quando ele não tem relevância no presente?

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Como é que vamos começar a observar a mente e reconhecer os estressores? Como a maioria das pessoas se relacionam mais com o físico, um bom momento para começar a desenvolver a capacidade de testemunhar é o exercício regular, atividades físicas ou práticas de yoga consistentes. Reconectar-se com as sensações do corpo, observando como o corpo se sente cheio de energia e livre com o movimento.
Outra prática muito recomendada são sessões de massagem regulares, para que o físico tome consciência de onde está a dor no corpo, qual a localização do estresse. Soltando e liberando pontos específicos no corpo, liberamos energia estagnada e até mesmo pensamento obscuros.

Energia ruim, dores de cabeça, tensão muscular, má postura, respiração superficial e má digestão se tornam sinais claros e evidentes de que mudanças precisam ser feitas. Nós desenvolvemos uma poderosa sensibilidade ao esforço físico causado pelo estresse e começamos a abordar formas de reduzir a ocorrência dessas respostas.
A medida que podemos tomar consciência através do corpo físico, podemos começar a incorporar sessões regulares de silêncio. Sentamos em meditação, não esperando nada da quietude, simplesmente observando a diferença entre o pensamento e a observação.

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A medida que a observação do seu corpo físico e da sua mente cresce, podemos explorar várias mudanças de estilo de vida em todos os ambientes: trabalho, escola, em casa e nos relacionamentos. Nós começamos a trazer mais relevância para as coisas que promovem bem-estar e nos afastamos dos pensamentos e ações que geram estresse.

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