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Dicas

DICA DE ESPECIALISTA

Por Simone Las Casas

BETACAROTENO

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O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante, naturalmente encontrado em alguns alimentos, sendo também conhecido como pró-vitamina A. Quando consumido, ele pode ser convertido em vitamina A, sempre que o organismo necessitar. Recentes pesquisas têm revelado interessantes propriedades dessa substancia. Sabe-se hoje que ele é um antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras. Além do mais, protege a pele contra a ação dos raios ultravioletas.

O interesse por esta substancia é crescente considerando os danos da ação dos raios ultravioletas à pele levando não somente ao envelhecimento precoce e a manchas, mas o câncer de pele. “O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeamento.
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O aumento do bronzeado não deve ser confundido com a hipercarotenodermia, que é uma alteração da coloração da pele, que se torna demasiadamente amarelada. Isto ocorre pelo excesso do consumo das fontes de betacaroteno e geralmente não causa malefícios à saúde. Após o consumo voltar ao normal, a cor da pele readquire a tonalidade adequada.
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As principais fontes de betacaroteno são: damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis. Estudos atuais apontam que “o consumo de 15 a 30mg de betacaroteno por dia, favorece um bronzeado mais bonito e aumenta a proteção da pele, até mesmo das regiões que normalmente não recebem a utilização do filtro solar, como por exemplo, os olhos.”

Mas para isso é importante que ele seja consumido regularmente. Não basta consumir os alimentos ricos em betacaroteno por poucos dias antes de se expor ao sol. Segundo estudos, os efeitos benéficos do betacaroteno costumam aparecer após 10 a 12 semanas de consumo.

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Uma alimentação saudável é capaz de fornecer a quantidade necessária de betacaroteno para o corpo. Existem suplementos de betacaroteno disponíveis no mercado farmacológico, porém constata-se que quando o aporte necessário é atingido de forma natural, os benefícios para a saúde são maiores, pois vem acompanhado de outros componentes nutritivos e fibras que, associados, podem prevenir o corpo de muitas outras doenças